Uruguai pelo Chuí

Bueno cabe aqui uma introdução: Esta personalidade é uma mulher muito conhecida em nosso estado e por questões pessoais solicitou anonimato, o qual respeitei, ficando conhecida pelaqui como corujinha.

Mas o relato e as fotos delas não são anônimas e podem ser apreciadas por todos que não conhecem este trecho de nossa terra.

OBS: No Guia Quatro Rodas tem as estradas de todo o trajeto dentro do Brasil em apenas um mapa.

PoA - Montevideo 850km

Saímos no feriado de 5a feira, a 13h, chovia fininho...

Fomos até Pelotas, tomamos um café e comemos um ótimo sanduíche(com pão mesclado preto e branco) no tradicionalíssimo Café Aquário, que fica no calçadão de Pelotas.

Seguimos viagem.

A estrada é muito tranqüila! Tem um pouco de movimento apenas perto de Rio Grande. Depois de Rio Grande chega a dar medo! naun tem ninguém! Eu brincava q era uma estrada habitada apenas por serials killers, q esperavam viajantes incautos para triturá-los. :-p

Passamos pela Reserva do Taim a noite, naun vimos nada :-(

Chegamos ao Chuí pelas 22 horas... e a gente fica um pouco decepcionado com a cidade... cidade pequena com pouquíssima gente na rua... bom, chovia um pouco e fazia frio, mas mesmo assim... é bem deserto a noite.

Fomos até a aduana para ver o que precisávamos para passar para o Uruguai no outro dia, ficamos sabendo que precisaríamos da autorização do dono do carro para poder transpor a fronteira( passada em cartório). Argumentamos que era o filho do dono do carro que estava ao volante , mas naun teve jeito, exigiram a autorização justificando que naun gostaria de ter a fama do Paraguai, por onde passam carros roubados com facilidade.

Escolhemos o Hotel ............, perto do Cassino, $ 50 dólares o casal, num quarto minúsculo e com calefação (não é ar condicionado). Tomamos um banho e fomos ao Bar Jesus, onde comemos maravilhosamente bem: Churrasco de ripa e tortilla.

No outro dia de manhã acordamos com o fax da autorização do dono do veículo para passarmos a fronteira. Ebbbaaa! Naun vamos ficar nesse buraco !!:-)

Àaaas compras !!!!

Fazia um belo sol (desses de inverno que só tem aqui no sul, com uma luz meio "metálica"), mas estava frio. Fomos ao "centro", ou seja, cerca de 4 ou 5 quadras :-) As lojas concentram-se na rua que divide o (naun deu tempo para as fotos, pois queríamos sair cedo para ir a Montevideo.) Aaahhhh! Tenho uma manhã para comprar !!! :-(

Os preços são ótimos nos free shops, comprei muita maquiagem !! (Lancome custa menos da metade do preço que é vendido aqui) Perfumes e whisquies também. As roupas de couro e antílope - as de antílope são lindas !! - também têm um preço muito bom, mas mesmo assim são um pouco caras.

Exemplos:

• Perfumes: Bulgaro $42;
  • Champagne $41;
  • Miniaturas Christian Dior: $38
  • Maquiagem lancome: pó compacto, $19; baton, $14; rimel; $19; base $21.
  • Casaco de burma: $38
  • Bebidas: Creme de cassis: $7; Mozart, $16
Comemos um sanduíche de pão de miga, pegamos uns mapas e algumas dicas no Posto turístico na frente da aduana, e partimos para Montevideo.

Como sempre, estrada bem vazia e reta. No caminho, tivemos que parar para deixar uns vaqueiros (típicos gaúchos) levando uma manada de bois. E nos chamou a atenção uma placa que tinha um avião e dizia: "Pista de emergência".

Continuando, a estrada (rute) pode se transformar em pista de aterrissagem em uma emergência!!! Inimaginável, para nós brasileiros com estradas sempre cheias de carros.

Da estrada, avistamos um forte e resolvemos parar.

Liiinnndo !!

Fortaleza de Santa Tereza, marco divisor da fronteira entre o Uruguai e o Brasil, devidamente restaurado, tem um museu com maquete da fortaleza, roupas militares, móveis da época, etc. Fortaleza bem grande, tem uma capela, paiol de pólvora, banheiros, etc.

A peculiaridade da Fortaleza é que ela tem uma visão maior para a terra do que para o mar, os inimigos estavam na terra (nós, os brasileiros!) e é difícil atracar barcos naquela praia. A Fortaleza tem um parque, onde é possível acampar, mas naun podemos entrar por que estava em manutenção.

Ficamos um tempão, na Fortaleza e seguimos viagem já assistindo um belo pôr do sol.

Chegamos a noite em Montevideo e escolhemos o hotel Califórnia, uma suite, com um terracinho, por $60 dólares, no centro as cidade... muito bom !

O povo uruguaio é extremamente gentil, dá informações com a maior simpatia, esforça-se para entender o nosso portunhol e gosta dos brasileiros. Mas o trânsito é um pouco impaciente para aquelas ruas estreitas.

Sábado pela manha, fomos ao Mercado Público de Montevideo. Lugar bonito, cheio de gente, churrasco maravilhoso e lugar onde um gentil uruguaio me indicou uma bebida que eu deveria gostar: Medio y Medio, espécie de vinho frisante. Depois, fomos a um bairro antigo, "Barrio Reus al Norte", que estudantes de artes recuperaram os casarões, transformando uma rua pobre em atração turística. Lembra "El Caminito", de Buenos Aires.

A noite o frio pedia uma massa, fomos a uma Cantina italiana e comemos carpaccio e uma lasanha verde dos Deuses, mas a sobremesa é que foi surpreendente: morangos, regados com vinagre de vinho tinto e açúcar.

Delicioso, pode acreditar ;-) Depois rumamos para a boite do momento "Ciudad Boliche", super animada, com 4 pistas de dança em Carrasco. Passamos pela sede do Mercosul, antigo cassino da cidade.

Domingo, dia de voltar para Chuí, resolvemos voltar pela Interbalneária, o inevitável aconteceu, paramos em Punta Del Est. Almoçamos na frente de um pier e passeamos de carro pela orla, chamou a atenção uma ponte feita com disigne exótico feito em curvas.

Dormimos no Chuí e segunda-feira viemos para Porto Alegre, dessa vez passamos na Reserva do Taim de dia. Um silêncio maravilhoso e algumas capiras nos banhados ;-)

Almoçamos em Pelotas, no tradicional restaurante Bavária e como sobremesa comemos os não menos tradicionais doces de pelotas na confeitaria Otho, ao lado.

Ao todo andamos cerca de 2 mil km .

Corujinha

Achei um folheto do hotel de Chui!!
Acho q pode servir....

Punta: 215
Montevideo: 340
Buenos Aires: 930

Se tiver alguma duvida, sobre as fotos ou texto .. me fala ;-)