A Prenda no Imaginário Tradicionalista

Autoria: Claudia Pereira Dutra
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas
Programa de Pós-Gradução em História
2002

Resumo

Autora: Claudia Pereira Dutra

Orientador: Prof°. Dr. Moacyr Flores

Esta dissertação constrói uma história da prenda no interior do Movimento Tradicionalista, organizado a partir dos anos de 1947/1948, em Porto Alegre, e projetado para todo o estado do Rio Grande do Sul e para fora dele, através dos Centros de Tradições Gaúchas - CTG's.

O objetivo foi examinar historicamente a construção de uma memória gaúcha entrelaçada com a construção do gênero feminino, cuja prenda passa a produzir "efeitos de verdade" como representação da figura de mulher que o Tradicionalismo escolheu para cultuar.

A composição desta narrativa foi elaborada através dos escritos dos fundadores do Movimento Tradicionalista na década de 40, dos diários dos viajantes estrangeiros que passaram no Rio Grande do Sul no início do séc. XIX, dos textos do patrono do Tradicionalismo no mesmo século, dos documentos oficiais do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), bem como carta de princípios, legislação tradicionalista, tese, versos e canções gaúchas; também através das fotos que ilustram álbuns, livros, jornais e das fontes orais, construídos durante doze entrevistas com mulheres participantes do Movimento.

O Centro de Tradições Gaúchas é o lugar organizado para preservar o que foi selecionado como "tradições gaúchas", é o lugar onde os modos de agir e pensar são normatizados pelo conjunto de regras e valores que estabelecem o que é "correto" como conduta social, e como comportamento feminino.

No Movimento Tradicionalista as novas gerações são convencidas a cultuar um passado idealizado onde o gaúcho viveu um tempo de felicidade na campanha, e as meninas e jovens são seduzidas a representarem o papel de prenda: a "mulher gaúcha", um espelho de dignidade.

Copie o arquivo em formato PDF, com 1,4 MB

(Atenção: o texto foi totalmente digitado por mim, Roberto, a quem cabe a culpa por esporádicos erros ortográficos e revisionais.)

----- Original Message -----
From: "Claudia Pereira Dutra"
To: "Roberto Cohen"
Sent: Friday, April 30, 2004 2:46 PM
Subject: RES: É você mesmo

Prezado Sr. Roberto

Em atenção a sua solicitação, autorizo a utilização do meu trabalho de mestrado para que seja publicado na página, estando assim disponibilizado para outras pessoas interessadas no tema.

Claudia Dutra

Publicado por Roberto Cohen em 16/04/2004.