A outra face do Rio Grande - Ideologia e mitificação do gaúcho histórico

Autoria: Carlos Alberto dos Santos Dutra
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Faculdade de História
2001

Resumo

Autora: Carlos Alberto dos Santos Dutra

Orientador: Prof. MSc. José Alcione Feitosa Leal.

Este trabalho nasceu de um antigo desejo do pesquisador que teve início ainda nos corredores da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, durante o curso de Teologia, onde obteve o grau de bacharel em 1985. Motivado por sua descendência indígena paterna que deita origem nos extintos Charrua* e Minuano* que habitavam as margens do rio Cassequey (SALDANHA, 1787), atual município de Cacequi, já nessa época o pesquisador ensejou as primeiras linhas sobre o assunto elaborando sua monografia de conclusão de curso.

Hoje, passados 15 anos da realização desse trabalho, os mesmos questionamentos ainda preocupam o autor que retorna ao tema a procura de explicações para aspecto dessa figura social. Preocupação que raramente desperta interesse no senso comum, mas que se encontra presente no imaginário coletivo e político da classe dominante: o triunfalismo que é dispensado ao gaúcho em oposição a marginalidade que busca ocultar. Ora descrito como pária*, ora aclamado como herói pela sociedade sul-riograndense.

Deslocando o ponto de vista da história, via de regra escrita na visão dos colonizadores, para uma visão mais periférica da realidade vivida pelos gauches* do campo, o presente trabalho pretende caminhar em direção da superação da ótica que vê o gaúcho sempre como um vencedor (DUTRA, 1996:15.), desvelando a formação e estrutura do mito do gaúcho herói (MOREIRA, 1979:176). A pesquisa valeu-se da extensa bibliografia regional existente e da historiografia oficial disponível sobre o assunto, procurando filtrá-la dos elementos da ideologia e contexto em que foram produzidas.

Copie o arquivo em formato PDF, com 0,4 MB

----- Original Message -----
From: Carlos Alberto dos Santos Dutra
To: roberto.cohen@pdg.com.br
Sent: Saturday, October 13, 2007 2:17 PM
Subject: Cohen, sobre teses universitárias...

(...)

Aproveito o chasque para anexar meu trabalho de conclusão de especialização em História, aqui no MS, sobre o tema, num olhar mais crítico e que, de antemão, já está autorizado a publicá-lo e disponibilizar no vosso site, aliás, uma beleza, prá matar a saudade da pampa.

Desde já agradeço.
Um abraço.
Atenciosamente.

Prof. MsC. Carlos Alberto dos Santos Dutra

http://dutracarlito.vilabol.com.br

Publicado por Roberto Cohen em 10/11/2007.