A comunicação rural e suas formas de manifestação

Autoria: Joseane Reis Duarte
Universidade da Região da Campanha
Centro de Ciências, Comunicação e Arte
Curso de Comunicação Social
2003

Resumo

Autora: Joseane Reis Duarte

Orientador: Prof°. Orlando Carlos Brasil

A comunicação sempre esteve presente na vida das pessoas, desde a formação dos povos. No Rio Grande do Sul, pode-se notar um aspecto diferenciado, como a criação de certas formas de comunicação.

Antigamente, homens a cavalo eram os responsáveis pela transmissão de recados e bilhetes. Levavam dias para chegar ao destino, onde, às vezes, as notícias já faziam parte do passado.

As comunidades rurais diversificavam e acompanharam a evolução das tecnologias, as utilizando no campo, como os rádios amadores, ruralcel e telefones celulares.

Mas, ainda existem pessoas que não usufruem das vantagens tecnológicas, servindo-se apenas das rádios AM que transmitem seus avisos para o interior do município.

Ainda, pode-se resgatar métodos antigos e que, até hoje, são utilizados para transmitirem informações, como os pombos-correios. Além de ser um modo barato de comunicação, eles servem também como animais de estimação.

Copie o arquivo em formato PDF, com 171 KB

----- Original Message -----
From: Joseane
To: Roberto Cohen
Sent: Friday, July 23, 2004 11:28 AM
Subject: Cohen, sobre teses universitárias...

Roberto

Olá, sentimos tua falta na internet. Não sei se lembras, mas conversamos na 1ª Confraria de Declamadores, em Esteio.

Bem, estou te enviando minha monografia de conclusão de curso, onde me formei em jornalismo, final do ano passado. O assunto é Comunicação Rural e suas diversas formas de manisfetação, abrangendo toda a evolução comunicativa do RS.

Gracias e espero que seja uma boa leitura.

Até mais...

Joseane Duarte

Publicado por Roberto Cohen em 09/10/2004.