Recomendações de 2005


Te aprochega vivente, guria.
Aqui vai uma lista de sugestões minhas na área de livros, sites e discos. Vai por mim.
Tudo conferido pelo taura aqui e mais o Terêncio aí do lado.
 







Gauderiadas - Luís Augusto Fischer e Iuri Abreu - Artes & Ofícios

Do Fischer quase nada se precisa falar. Professor de literatura, autor do Dicionário de Porto-alegrês e outras obras. Do Iuri, lembro que foi o primeiraço a recolher e publicar na internet as nossas frases da sabedoria gaúcha, que tanto usamos no dia-a-dia.

Pois o livro tem 250 páginas com as mais variadas expressões com um diferencial importantíssimo em relação às outras coletâneas: ele explica a origem das frases. Quer ver?

"Mais atrapalhado que peão novo em ponta de tropa" - A ponta da tropa quer dizer a ponta da frente, lá onde tudo se decide, o rumo, a velocidade, a parada. E um peão novo ali é muita responsa.

Te agarra. Recomendo de olhos fechados!




1a Querência da Poesia Gaúcha

Pois a turma da poesia anda mandando ver pra alargar esta arte pelo Estado.

Minha indicação é o CD da "Primeira Querência", concurso artístico-literário de poesia e declamação.

Organizado pelo Lauro Teodoro, poeta e escritor infantil, a coisa saiu bela com poemas de alta qualidade e com a voz de gente reconhecida como o Pedro Jr., Liliana Cardoso, Jadir Oliveira, Romeu Weber e outros!

Visita o site e compra logo o teu, gauchão!




Confraria de Declamadores

Iniciativa de um bando de guris caprichosos, em um vapt virou coisa de profissional e de me dar orgulho. Orgulho? Sim, por vários motivos. A Confraria nasceu dentro do Galpão de Debates da Página do Gaúcho. Já realizou a segunda edição de seu Seminário onde ensinam a todos a arte da declamação.

Quer mais? Cresceu tanto que absorveu o Galpão de Debates da Página do Gaúcho. Eu que já não tinha mais condições de tocar este assunto, fiquei felicíssimo ao ver criarem iniciativa semelhante no site da Confraria.

Semelhante, não.
Melhor, hehehehe!












Que tal?!