Recomendações de 2004


Te aprochega vivente, guria.
Aqui vai uma lista de sugestões minhas na área de livros, sites e discos. Vai por mim.
Tudo conferido pelo taura aqui e mais o Terêncio aí do lado.
 







Prosa dos pagos- Augusto Meyer - Corag & IEL

Orelha por Flávio Loureiro Chaves:
"Augusto Meyer analisa o depoimento dos viajantes que percorreram o Brasil meridional, relê ALcides Maya e Amaro Juvenal, prpõe à modernidade o resgate de Simões Lopes Neto. No resultado final dos ensaios, o leitor encontrará a equação que sempre confronta o regional e o universal, as sugestões..."




Tributo a Jayme Caetano Braun - Paulo de Freitas Mendonça

CD em homenagem aos 80 anos do maior pajador brasileiro, Jayme Caetano Braun, junta várias estrelas dessa arte para prestar a referência.

Daí que tens aqui pajadas declamadas por Paulo de Freitas Mendonça, Antonio Tarragó Ros, José Curbelo, Raúl Quiroga e Jadir Oliveira. Nas letras, poemas dos mais consagrados poetas, como o próprio Paulo, Carlos Omar Villela Gomes e outros.




Voldiney Burket Lucas - artista plástico

O site doVoldinei, como o título já diz, é de um artista plástico (pintura- tinta acrílica sobre tela) e seu trabalho aborda a temática Nativista. Fui dar uma bispada e quase caí pra trás, tamanha a qualidade e quantidade de imagens gauchescas.

Parabéns, Voldinei e não posso deixar passar essa sem recomendar a toda gauchada que te visite!










Cone Sul - Adereços indígenas e vestuário tradicional - Véra Stedile Zattera - Editora VSZ

Dizem que uma imagem fala mais que mil palavras. Mas das comuns.

Por que essas imagens valem por um milhão. Por que é apresentada uma evolução histórica das vestes e acompanhada de imagens, o que sempre permite fixar melhor o que se apreende. Detalhes vindos do Chile, Paraguay, Uruguay, enfim, de todo o Cone Sul.

Visita o site, depois me diz se tenho ou não razão!




MTG SC

O site do MTG SC tem de tudo, mas o melhor é o serviço de localização de CTGs no estado.

Informa-se a cidade e feito, lá está onde vais te aprocegar, gauchão, em tua visita à cidade.

Além disso, existe uma percepção de fazer-se tudo bem feito - inclusive o site - que é típico de nossos amigos catarinenses.

Parabéns!










Nheçu no corredor central - Barbosa Lessa - Editora do Brasil

Conforme diz a contra-capa do livro: "A coleção tem como objetivo trazer à tona a História do Rio Grande do Sul sob a perspectiva de algunspersonagens que tiveram importância fundamental na construção da história gaúcha, e nem sempre são citados."

Ou, como diz o escritor Luiz Antonio de Assis Brasil, em jornal da capital: "Sabemos, entretanto, que passa pelo amadurecimento da solidariedade, isto é, passa por uma reforma das mentes que reconheça o índio não como 'o outro', mas um de nós, sujeito dos mesmos direitos e capaz de assumir as mesmas responsabilidades. Passa, enfim, por nós mesmos. "




Os Monarcas - Locomotiva campeira - ACIT

É um disco de 1999, mas tem cada música macanuda. Não descamba pro telurismo, tem boa variedade musical e nem é preciso falar deste conjunto, pois já se tornou um dos "selos" culturais da música gauchesca. Recomendo as faixas "No império das estâncias", "Bamo que bamo", "O mouro e a ruana", "Vanera largada", "Campeiro do Rio Grande", ... Bah, estou listando quase todo CD. É EXCELENTE.




Charqueadas São João

A Charqueada São João, das maiores do Rio Grande do Sul, foi construída entre 1807 e 1810, conservando, ainda hoje, o esplendor da época. Tão buena, que foi selecionada para ser cenário da mini-série "A casa das sete mulheres". Espia lá, chê!









Que tal?!