Recomendações de 2003


Te aprochega vivente, guria.
Aqui vai uma lista de sugestões minhas na área de livros, sites e discos. Vai por mim.
Tudo conferido pelo taura aqui e mais o Terêncio aí do lado.
 







Ruínas Vivas - Alcides Maya - Edição conjunta da Editora UFSM e Editora Movimento

A primeira edição deste livro é de 1910. Por que é um marco na história literária do RS, eu procurava os originais, mas eram caríssimos, por isso... É com uma baita satisfação que eu recomendo a aquisição desta nova edição. Vejam palavras do professor Loureiro Chaves no livro "Matéria e Invenção, da Editora UFRGS":

"Coube-lhe viver, na passagem do século, o momento de profunda transformação em que se deu a industrialização do pampa, assinalando a crise do patriciado rural até então soberano. Desencantado diante da realidade em transição, tudo o que escreveu está impreganado de um intenso pessimismo e..."




Portal do Gaúcho

O PORTAL DO GAÚCHO, a MAIOR comunidade de gaúchos na internet, faz parelha à anos com a Página do Gaúcho na condução de informações dos pagos para a gauchada.

Seu destaque, em minha opinião, está no extenso debate em seus vários foruns e também a quantidade renovável de notícias sobre o tradicionalismo.

Mas há de se lembra que é o Portal quem tem participado de eventos como ENART, Califórnia e, quando não trasmite direto pela internet (o que é quase sempre), enche o site com fotos, gravações e outros detalhes.




Wilson Paim

Raros são os artistas com um site tão completo quando de Wilson Paim.

Mais importante ainda: Wilson tem 27 discos gravados, já tem um DISCO DE OURO e ganhou o prêmio Açorianos de música como "melhor intérprete da música regional gaúcha de 2002".

É obrigatório a vista ao site do cantor, pois existem lá toda a discografia, fatos fotos, curiosidades, letras, cifras, a sua relação de obras e também a participação em festivais.










Revolução farroupilha - Cronologia do decênio heróico - 1835-1845 - Antonio Augusto Fagundes

Antonio Augusto Fagundes pesquisou anos para escrever esta cronologia. Aproveitando-se da sua condição de pós-graduado em História do Rio Grande do Sul pela UFRGS, o autor revisou uma por uma as obras conhecidas, onde reinava grande confusão de datas e nomes. Cada autor dizia um pouco, mas nenhum dizia tudo. Agora, não: aqui está todo o Decênio Heróico, ano-por-ano, mês-por-mês e às vezes até dia-por-dia. (Martins Livreiro Editor)




Juntando Rimas

Procurando versos gauchescos na internet? Pois por dica do Luciano Salerno, campeão do ENART, fui bispar este site e gostei.

Mais de 200 poemas para declamares pra prenda, amigos, pai, mãe e espelho (hehehe).

(PS: o site fica no HPG, por isso pode demorar um pouco a carregar, mas vale a pena aguardar)










Dicionário Gaúho Brasileiro - Batista Bossle - Artes e Ofícios

Resultado de intensa pesquisa junto ao cancioneiro popular, este dicionário registra, além de vocábulos de cunho local, expressões consagradas pelo uso popular, apresentando exemplos colhidos em cerca de 1.500 canções. São mais de 10.000 verbetes em aproximadamente 1.700 canções populares, de autoria de mais de 400 compositores.




Giancarlo Marques de Moraes

Já que estamos mostrando coisas bonitas do Rio Grande, bispa as artes que o Giancarlo apresenta com a câmera dele. Fotos do luar no pampa, do amanhecer, dos corredores e até artes em preto-e-branco.

Gostei por demais e recomendo o artista!









Retratos do gaúcho antigo
a gênese de uma cultura

Evaldo Muñoz Braz - Martins Livreiro

O patrício Evaldo, aquinhoado lá nas bandas do Acre, compilou um sem-fim de informações sobre os princípios de nossa cultura. Registros e apontamentos dos mais variados visitantes de nosso passado que são esplêndidas indicações para nossos pesquisadores. Te agarra, parceiro!




DVD "Netto perde sua alma" - Europa Filmes

Mas que pujância, hein?
Já estamos a ponto de indicar filmes em DVD de nossa cultura!

Lançado em Abril/2003 pela Europa Filmes, é cousa pro amigo bater plancha no balcão de sua locadora exigindo.





Uma canção pela paz - Francisco Fighera

A música que amadrinha este CD é a mais tocada em São Paulo, donde o vivente está estabelecido. Primor de música, o fagueiro compadre já compôs músicas pra um sem-fim de grupos gauchescos e agora se estabelece por conta própria.

Quem for a São Paulo, exija uma interpretação. Quem não for, manda-lhe email Seo Francisco Fighera, me conta mais...









Que tal?!