Luiz Ernani Caminha Giorgis

Currículo sintético do Cel Luiz Ernani Caminha Giorgis

Cel Inf QEMA R/1, nasceu em Dom Pedrito-RS, em 02Jun1949, filho de Paulo Giorgis e de D. Ester Caminha Giorgis. Cursou a Academia Militar das Agulhas Negras em Resende, na Cidade dos Cadetes, onde foi declarado Asp Of Inf em 1974, a Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais em 1984 e a Escola de Comando e Estado-Maior do Exército em 1993/94, onde liderou, como animador cultural e tradicionalista diversas promoções tradicionalistas. Foi instrutor de Geografia e História Militar na AMAN/1991-92, tendo chefiado a cadeira de História em 1992. Comandou a Companhia de Comando do Comando Militar do Sul em Porto Alegre(Jun87-Dez89) e o 10ºBatalhão Logístico em Alegrete/RS, cidade que, por sua destacada atuação profissional conferiu-lhe o título de cidadão alegretense. Foi estagiário de Estado-Maior na 5a Brigada de Cavalaria Blindada, Rio de Janeiro. Chefiou o Escalão Logístico da 3a Região Militar, sua última função no Serviço Ativo. Na Reserva, procura dar continuidade e divulgação às suas pesquisas sobre Tradicionalismo e História Militar Terrestre do Brasil. Ocupa a cadeira nº 4 da Academia de História Militar Terrestre do Brasil, cujo patrono é o historiador militar terrestre brasileiro General Antônio Rocha Almeida. É colaborador do Jornal Tradição, órgão de divulgação do Movimento Tradicionalista Gaúcho, do Instituto de História e Tradições do RGS e da Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha. Atualmente vem divulgando História Militar Terrestre através de vários sites e em especial na Revista Eletrônica da AHIMTB, no site te www.militar.com.br.

É o 1o Vice-presidente do Instituto de História e Tradições do Rio Grande do Sul e o redator do seu informativo O Gaúcho. É o delegado no Rio Grande do Sul da novel Delegacia General Rinaldo Pereira da Câmara da AHIMTB. Esta homenagem, ao biógrafo do Marechal Câmara, coube ao Cel Caminha, em acurada pesquisa, resgatar a vida e obra do General Rinaldo e divulgá-la em plaqueta da AHIMTB em 2002. A AHIMTB e o IHTRGS lançaram plaqueta de autoria do Cel Caminha focalizando as legislação que tem regulado o Ensino do Exército no Rio Grande do Sul desde a criação, em 20 de setembro de 1851, no 6º aniversário da Revolução Farroupilha, da Escola Militar da Província do Rio Grande do Sul, na Praia de Belas e que se constituiu no primeiro estabelecimento de ensino superior do Rio Grande do Sul. Trabalho em que o autor levanta fontes diversas, produzidas por diversos autores para alavancar-se a História do Casarão da Várzea, atual local de funcionamento do Colégio Militar de Porto Alegre.

O Cel Caminha é co-autor da Histórias da 8a Bda Inf Mtz, da 3a Bda C Mec e da 6ª Bda Inf Bld. Foi contratado, em maio de 2002, professor de História do CMPA, com o encargo complementar de cooperar com a AHIMTB no desenvolvimento do Projeto História do Exército na Região Sul.

----- Original Message -----
From: "Giorgis"
To: "Roberto Cohen"
Sent: Saturday, November 22, 2003 11:28 PM
Subject: Re: Bento Moreira

> Aí vai, Cohen. Abraços. Luiz Caminha.

Publicado por Roberto Cohen em 12/12/2003.