Fauna e Flora


 Parque Nacional Lagoa do Peixe  Pássaros do Rio Grande
Vá dar uma passeada e conheça a bicharada e plantas de nosso litoral, incluindo: pingüins, jacarés, flamingos, andorinhas, maçaricos, caranguejos, baleias, talhamares, lobos-marinhos, capivaras, ratões-do-banhado, aguapés, orquídeas, tesourinhas, pica-paus, corticeiras e outros.   Conheça a descrição de alguns dos pássaros que vivem pelas bandas do nosso Rio Grande, como o tico-tico, pardal, rolinha, joão-de-barro, andorinha e outros

 Brinco-de-princesa: Flor símbolo do RGS  Quero-quero - Ave-símbolo do RS
Conheça o texto do decreto 38.400, de 16/04/1998 que institui como Flor Símbolo do Estado do Rio Grande do Sul a espécie Brinco-de-Princesa, "Fuchsia Regia (Vell.) Munz", da Família ONAGRACEAE.   Conheça o texto da lei 7.418, de 01/12/1980, que consagrada como ave-símbolo do Estado do Rio Grande do Sul a ave "Belonopterus Cayennesis", predominante nos campos gaúchos e popularmente conhecida como "Quero-Quero".

 Mamíferos Selvagens  Bichos do cotidiano
Conheça os mamíferos selvagens que vivem nas matas e pampas das terras gaúchas, como o lobo-guará, a paca, o gato-do-mato, o veado, preá, onça, lebre e outros.   Leia uma descrição do cotidiano de Mozart Soares e os bichos... Raposa, tamanduá, corvos, ouriços... Descritos sob forma de ficção.


Links Recomendados:
»  Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul - www.fzb.rs.gov.br
»  Fundação Estadual de Proteção Ambiental - www.fepam.rs.gov.br