Culinária Doce de Abóbora  

gentileza de Bernardete Angela Manosso

ingredientes: 2,7 kg de abóbora cortada em pedaços grandes, cortada em pedaços grandes, 3 colheres (sopa) de cal, 3 kg de açúcar.

preparo: coloque a abóbora de molho no cal e deixe por cerca de 6 horas. Escorra e lave bem lavada. Acrescente o açúcar e água até formar uma calda consistente. Coloque os pedaços de abóbora e deixe cozinhar até ficar macia, mas sem desmanchar. Se gostar, pode cozinhar com pedaços de cravo e de canela em pau.

porções: 20
preparo: 7 horas
grau de dificuldade: médio


Outra Receita

Revista Estilo Zaffari
Chef Fabian Lorenzo

foto de Ricardo Braescher

ingredientes: 1 kg de abóbora descascada, 1.800 g de açúcar cristal, 500 ml de água, 3 cravos-da-índia, 20 g de canela em casca, 50 g de cal virgem e 250 g de coco ralado grosso (fresco)

preparo: Corte a abóbora em pedaços de 100 g cada e coloque de molho em uma vasilha com água e cal virgem, para formar uma película na abóbora. Deixe de molho no mínimo por 30 minutos. Escorra e lave bem com água corrente. Fure os pedaços de abóbora com um garfo. Acrescente o restante dos ingredientes e leve ao fogo. Deixe ferver até cozinhar bem.

Quando estiver em ponto de calda consistente, acrescente o coco ralado, e estará pronto. Deixe esfriar e sirva com a própria calda.