Mocotó


Ingredientes


Modo de preparar

Pôr a carne a ferver (de véspera), em água fria, com todos os temperos, até despegar o osso das patas. Deixar de véspera, também, uma ou duas xícaras de feijão branco de molho. Cozinhar o feijão e reservar. azer um refogado com cebolas, tomates, alho, louro, salsa, cebolinha e aí refogar os miúdos picados e a linguiça em pedaços. Acrescentar a água em que foram aferventados e deixar ferver bastante. Meia hora antes de servir, juntar o feijão branco. Enfeitar com ovos duros e tempero verde picados.

Comentário a registrar em 24/11/2007

----- Original Message -----
From: João Campos
To: roberto.cohen
Sent: Thursday, July 05, 2007 9:54 AM
Subject: Mocotó

Prezado Roberto,

Tive a boa surpresa de encontrar no seu site a receita de mocotó mais parecida com a que a minha família prepara há décadas. Eu só gostaria de fazer uma pequena observação que, como tradicionalista, tenho certeza de que você vai entender.

Presumidamente originário do tempo dos escravos (e preparado e consumido por eles), não é razoável supor-se que o mocotó original levasse lingüiça. É claro, não levava também temperos, mas esses são apenas ajustes ao sabor, e não ingredientes principais. Na minha modestíssima opinião, lingüiça no mocotó é o mesmo que mondongo na feijoada ou churrasco com alho e pimenta. Não apenas a mistura não obedece à tradição, mas também, e principalmente, acrescenta um sabor marcante e totalmente estranho ao prato, desequilibrando-o por completo.

Um abraço e parabéns pelo site.

João Campos
Porto Alegre - RS

Origem: Enviado por gentileza de Bernardete Angela Manosso.

Publicado por Roberto Cohen em 28/05/2001.

Editado por Roberto Cohen em 24/11/2007.