Biografia de Roberto Cohen


maio/2001

  • 1961 - Em 23 de novembro este taura se'scapa da barriga da mãe, às 14:00, já berrando "Oigalê!". E em idish! Neste momento se recusa a chorar feito recém-nascido e leva uma injeção na testa pra aprender a não ser bob-o!

  • 1967 - Com seis anos, começa a passar as férias de verão com seus avós, seo Antônio Figueiredo, cortador de moirões, e dona Ely Ávila, professora, nas bandas de Vila Vasconcelos, atual Sentinela do Sul.

    Lá aprende a colher fumo e que dia de temporal não se enche o saco do avô pra sair pra rua. Ainda mais se a chuva for de granizo.

  • 1971 - Aos dez anos, inicia uma peregrinação que o acompanhará para o resto da vida, que seria a de passar todas as férias de julho na casa de familiares paternos em São Paulo.

    Seu divertimento preferido é caminhar do Bom Retiro até a Av. São João.

    Sua maior angústia é o suco de laranja, cenoura e mamão, quase sólido, que a avó Cecília, em Sampa, insiste em lhe enfiar goela abaixo, para ficar forte. Ou isso ou Sustagen... Claro, o suco passa a ser o preferido.

  • 1979 - Faz vestibular em São Paulo, para Engenharia Naval e passa nas eliminatórias. Cai na parelha de 3x1, quando os nisseis arrasam no vestibular. Volta a tempo de passar em primeiro lugar na Engenharia Mecânica da PUC-RS.

  • 1980 - Ganha uma calculadora programável do pai e decide testar conhecimentos no concurso da Procempa, empresa de processamento de dados da Prefeitura de Porto Alegre. Passa e vira programador de sistemas.

  • 1981 - Chega com seu Chevette na Procempa para trabalhar, às 13:30, e descobre que o fdp do seu cachorro entrou escondido no banco de trás. Surpreso, percebe que o animal sorri, o que pode ser atestado por familiares e amigos. "Manchinha" o nome do cusco.

  • 1982 - Casa com sua prenda do coração, Jaqueline, deusa de seus campos, com a qual mantém um espichado namoro até hoje.

    Troca de emprego e vai fazer a automação bancária do Banco Iochpe funcionar, junto com o inspirador desta Página, César Augusto Guimarães Vidal.

  • 1983 - Nasce sua filha predileta, Mírian.

  • 1987 - Nasce sua filha preferida, Rachel.

  • 1996 - Põe no ar a primeira versão da Página do Gaúcho e lanha na pele a promessa de atualizá-la uma vez por mês, o que vem mantendo há um bom tempo.

  • 1997 - Aprende que chimarrão não é mais água quente com capim, e torna-se um hábito diário na empresa.

  • 1998 - Inicia uma série de viagens para o interior e grotas do Rio Grande para levar imagens da terra a desgarrados e interessados.

    Ganha o troféu "Rabugento Honorário" da família, por despertá-la às 05:30 da matina nos dias de viagem.

  • 1999 - Conhece pessoalmente seu ídolo maior nas coisas da terra e do Rio Grande do Sul, Mr. super tri-legal Barbosa Lessa.

  • 2000 - Abandona a faculdade de psicologia, depois de passar pela de Engenharia Elétrica, Educação Fìsica e Ciências da Computação.

    Um dos sonhos é realizado: aprende a bailar um fandango e levantar a polvadeira.

  • 2001 - Passa a viver dez dias por mês em São Paulo e experimenta o gosto amargo de ser um desgarrado. Carrega toneladas de livros pro sudeste pra se embriagar de gauchismo. Descobre uma "cachaça" viciante na internet chamada "Página do Gaúcho", hehehe...

    O coração se entope de emoção ao ser recebido de forma hospitaleira e amável pelo CTG 20 de Setembro, de Curitiba/PR, em um final de semana do mês de agosto. Diz que aquela manifestação de carinho e apreço paga, com sobras, todos os seis anos de manutenção da Página.

    Oigalêêêêêêêêêêêêê!!!!

    O taura ganha a medalha JAYME CAETANO BRAUN do Mérito Gaúcho por Difusão da Cultura Gaúcha, entregue pela União Brasileira de Trovadores em Outubro de 2001. Esta medalha é entregue de dois em dois anos e já a receberam macanudos senhores como Barbosa Lessa, Paulo de Freitas Mendonça, Rui Cardoso Nunes, Wilmar Romera e José Estivalet.

  • 2005 - Compra uma motocicleta Honda Shadow e batiza-a de Hiena. Conclui a pós-graduação em Psicologia nas Organizações, PUC-RS.

  • 2007 - Conclui outra pós-graduação: especialização em dinâmica dos grupos. De inhapa, cria um blog sobre Help Desk - www.4hd.com.br/blog-, completa o evento número 21 do Help Desk Day. Cria um novo estilo de aprender Help Desk e Service Desk: 4HD - Um jeito moderno de aprender Help Desk e Service Desk.

    Vai (e volta, o que é mais importante) de moto até Buenos Aires.

    Diz que ainda precisa, na vida, escrever o livro, aprender a tocar saxofone, fazer um curso de massagem profissional, escrever um livro de contos para crianças, comprar um sítio e mais outras cositas, por que os sonhos nunca podem faltar.
Velhas fotos

Sem fazer nada?

Visite meu site profissional!