Introdução

Anita Garibaldi, a Guerreira das Repúblicas


Dedicatória do Autor

Esta obra é dedicada à minha companheira Ivete e ao meu filho Lucas, pois foram suas paciência, compreensão e espírito de renúncia que incentivaram-me a escreve-la, auxiliando-me decididamente durante o longo período de coleta de dados, pesquisa e transcrição.


Prefácio

A obra do escritor catarinense Adílcio Cadorin sobre a maior Heroína catarinense e brasileira, Ana Maria de Jesus Ribeiro - Anita Garibaldi, mais do que uma detalhada reconstituição histórica das lutas travadas em defesa da república, da liberdade e da unificação italiana, se constitui em um resgate inédito sobre a vida desta jovem muher, que viveu apenas 28 anos. ANITA A GUERREIRA DAS REPÚBLICAS, é uma contribuição ímpar a historiadores, intelectuais, políticos, pesquisadores, estudantes e a todos os interessados na vida desta guerreira, que segue a marcante e curta trajetória de vida movida pelo coração e pelos ideais libertários, por campos de batalha da América e da Europa.

Na política, na literatura, nas artes, nas ciências e em todas as áreas do conhecimento há pessoas que se destacam. Por isso são reverenciadas e reconhecidas. O autor revela a identificação de Anita com o ideário farroupilha, personificados por Garibaldi, contra o despotismo do regime centralizador do império.

Ao reconstituir a história da jovem Ana Maria de Jesus Ribeiro, nascida em Laguna, o presidente da Fundação Anita Garibaldi, Adílcio Cadorin, nos brinda com um detalhado trabalho de pesquisa histórica. É um relato envolvente sobre esta catarinense que imortalizou-se ao seguir a trajetória que a transformou em Heroína de Dois Mundos, pela capacidade de amar a vida, amar um homem e de amar a humanidade, movida pelos elevados ideais da fraternidade e da liberdade.

Editada pela Assembléia Legislativa e a Udesc, a obra revela a passagem dos 150 anos da morte de Anita Garibaldi.

Florianópolis - SC, julho de 1999.
Deputado Gilmar Knaesel
Presidente da Assembléia Legislativa
do Estado de Santa Catarina.


Comentários

De: "Cadorin" email: cadorin.@tro.matrix.com.br
Para: cohen@
Assunto: Fw:AUTORIZACAO P/ PUBLICAR LIVRO DE ANITA
Data: Sábado, 11 de Novembro de 2000 07:54
Caro Roberto:

O Celso Deucher mandou-me teu e-mail. Ficas autorizado a fazer as publicações como bem entenderes. Em anexo o texto integral do livro e algumas matérias a respeito do mesmo.
Sou leitor assíduo de tua página. Espero que continue a nos brindar com teus "chasques". Parabéns !
Um "quebra costela" !
CADORIN


Anita Garibaldi, a Guerreira das Repúblicas


Agradecimentos

Embora sejam os autores que escrevem as obras, suas publicações somente são possíveis graças ao trabalho de uma equipe. Neste caso, o conjunto de pessoas que despretenciosamente colaboraram, foi significativo. Impele-me consignar seus nomes para perpetuar meu sentimento de profunda gratidão. Antes, porém, um registro especial de gratidão deve ser creditado ao deputado Gilmar Knasel, Presidente da Assembléia Legislativa do Estado de Santa Catarina, ao Reitor da UDESC, Dr. Raimundo Zumblick e ao Diretor da IOESC- Imprensa Oficial do Estado de Santa Catarina, Sr. Eduardo, que compreendendo a importância de resgatar-se a memória da maior Heroína brasileira, envidaram todos os esforços possíveis para que esta publicação fosse realizada.

Igual pleito de gratidão consigno ao Desembargador Carlos Prudêncio; à Prof. Ada Coelho Mignoni; à Sonia Arruda - funcionária da Assembléia Legislativa; ao Dr. Vilmar Sutil da Rosa - advogado em Laguna; à jornalista Paula Trevisam; ao artística plástico Artur Cook; ao advogado Dr. Alexandre Heleodoro; ao advogado Dr. Maurício D.M.Zanotelli; ao museólogo de Lages Danilo Tiago de Castro; ao professor e diretor do Colégio JK de Curitibanos Prof. Gualdino Busato; ao ex-vice-ministro italiano Prof. Giovanni Meo Zilio; ao funcionário do Consiglio Regionale del Veneto, com sede em Veneza - Italia, Mário Costantini; ao acadêmico da Universidade de Trento - Italia Lorival Belle; ao artista plástico Luiz Lauro Pereira; ao capitão da Marinha brasileira Luiz Carlos Mello de Oliveira; ao fotógrafo de Imbituba Luciano Correia; ao jornalista e proprietário do Jornal Imbituba News Giuliano Albuquerque; à jornalista Marcia Cristina S. Oliveira; ao artIsta plástico Willy Zumblick; ao artista plástico Cláudio Carpes (in memorian); ao fotógrafo e proprietário da Foto Bacha, de Laguna Karin Bacha, à Prof. Maria Paula Marques Martins e ao museólogo de Laguna Antonio Carlos Marega.

O Autor.