CORREIO DO POVO
PORTO ALEGRE, SEGUNDA-FEIRA, 30 DE OUTUBRO DE 2000

Crime revela mundo do marketing
Novo título de Barbosa Lessa revela uma outra faceta do autor que mais tem divulgado a história gaúcha




Barbosa Lessa


O patrono da '46ª Feira do Livro', Luiz Carlos Barbosa Lessa, volta hoje, às 19h, ao pavilhão de autógrafos para o lançamento de 'O Crime é um Caso de Marketing' (Mercado Aberto). Nessa obra, o autor explora o seu talento para a narrativa policial, em que o suspense é o ingrediente principal.

A trama tem por cenário a cabina de montagem cinematográfica da Photogram, uma produtora de comerciais da capital paulista, onde um funcionário é encontrado morto. O crime toma proporções inesperadas e termina por invadir as páginas dos jornais.

O enredo, construído com muita ação, apresenta um amplo painel do mundo do marketing e da propaganda, incluindo os tipos humanos que transitam e que atuam em publicidade.

Entre os 59 títulos que integram a obra de Barbosa Lessa, o escritor e professor Luís Augusto Fischer destaca três, que, para ele, representam a longa missão do autor, formador do primeiro Centro de Tradições Gaúchas (CTG) e propagador da história do Sul. São eles 'Rodeio dos Ventos', de 1978, 'São Miguel da Humanidade - Missões', 1984, e 'Era de Aré', de 1993, um estudo indigenista.

'Ora Barbosa faz uma colagem de leituras com elaboração pessoal em grandes comentários sobre o modo de vida do Rio Grande do Sul, ora usa depoimentos ou documentos históricos, como cartas de portugueses, do período colonial, para relatar os fatos', aponta Fischer.

O compositor e folclorista Paixão Côrtes afirma que 'o amigo e autor maneja as palavras com uma sensibilidade magnífica, capaz de transformar figuras legendárias em personagens da história, desmistificando a figura dos apaixonados pelas tradições gaúchas como algo desvinculado ao intelecto'. Paixão continua em seus comentários, ressaltando: 'Ao mesmo tempo que é erudito, Barbosa Lessa busca elementos da nossa cultura como um grande comunicador de massas que escreve para que todos entendam sua obra'.



Correio do Povo
Porto Alegre - RS - Brasil